Starter

“Notorious B.I.G.” – O doc que mostra a vida além do hip hop

Mais de vinte anos se passaram desde a sua morte, mas a lenda não foi esquecida. “Notorious B.I.G. – A Lenda do Hip Hop” é o documentário produzido pela Netflix em homenagem a Christopher George Latore Wallace, o rapper que marcou o hip-hop dos anos 90 e deixa seu legado até os dias de hoje. 

Lançado em março deste ano – mês que marca 24 anos do assassinato do cantor – o documentário traz em pouco mais de 90 minutos a tragetória de B.I.G. desde as ruas até os maiores palcos dos EUA, estrelando ao lado de grandes ícones do rap como o Tupac Shakur. 

“Toda lenda tem sua origem”, diz a descrição do documentário no YouTube. No entanto, ele traz partes de Christopher que vão além de sua origem. Com fotos inéditas, vídeos amadores e pequenos relatos do cantor, é possível enxergar um pouco da imensidão que existia dentro de sua personalidade. 

De compositor de R&B para rapper 

Uma curiosidade sobre Biggie revelada no documentário é o fato de ele, na verdade, ter sido compositor de R&B. Em um de seus vídeos, ele mesmo revela que quase não ouvia hip-hop. Por isso, segundo um de seus produtores, Sean Combs, suas músicas possuem melodias e são tão envolventes. 

Personalidade e estilo 

Sua personalidade introvertida e ao mesmo tempo descontraída é uma das características mais notáveis em todas as suas gravações. Muitas de suas falas, inclusive, explicam algumas de suas obras, como o álbum lançado em 1994 “Ready to Die”. Naquele momento, Biggie não estava pronto para morrer, muito pelo contrário, ele queria viver. Mas aquilo era o que estava sentindo por dentro, e então passou esse sentimento para suas músicas.

Além disso, o “Rei de Nova York”, como foi chamado pela revista The Source em 1995, tinha um estilo simples e único, marcado por camisas xadrez no início de sua carreira e blusas com estampas marcantes que passou a usar com a sua ascensão na música, muitas delas da Starter. 

Essa evolução em seu estilo ajudou a marcar a sua mudança de vida desde que decidiu dedicar-se totalmente ao hip-hop. Isso porque os rappers queriam sempre levar o que traziam das ruas para os palcos, e nunca abandonar a cultura de onde vieram. As marcas que acompanham o seu pensamento e respeitam as suas origens foram as que ganharam notoriedade. 

O sonho desses artistas sempre foi levar para o mundo a estrela que existia dentro deles, e mesmo após acontecimentos trágicos como no caso de B.I.G. e Tupac, eles conseguiram. “Notorious B.I.G. – A Lenda do Hip Hop” é um documentário que mostra um pouco da vida além do hip-hop, e merece ser visto mesmo por quem não é fã desse estilo musical.