O Hip Hop é um dos movimentos da cultura negra mais famosos e fortes do mundo. Com nascimento na década de 1970, transformou a vida de diversos jovens norte-americanos e, posteriormente, jovens de toda a américa. Muitos deles com carreiras breves, porém marcantes, como no caso de B.I.G e Tupac.
Neste Dia Mundial do Hip Hop, vamos fazer um overview sobre a história desse movimento cultural e relembrar alguns nomes lendários da música. Muitos deles dos quais a Starter fez parte de suas carreiras, compondo o seu estilo e marcando clipes e shows. Então, vamos nessa?

O surgimento do Hip Hop
O movimento do Hip Hop, ao contrário de outros que não possuem um fundador específico, possui pai e padrinho. São eles Clive Campbell, mais conhecido como Kool Herc, e a gangue Afrika Bambaataa, respectivamente. Ambos trouxeram referências jamaicanas e influências de diversos estilos musicais, em sua maioria de origem negra, sendo eles o funk, rock, blues e reggae.
Tudo isso nasceu no gueto nova-iorquino: o condado do Bronx. Nessa época, as gangues dominavam as ruas e eram fortes o bastante para se tornarem organizações não-governamentais, como no caso da Zulu Nation, criada por Kool Herc. Com isso, o movimento ganhou ainda mais notoriedade entre os jovens das demais periferias de Nova Iorque, e em pouco tempo já estava pulando as barreiras da cidade, e depois do país.
No Brasil, o movimento começou a ficar conhecido a partir da década de 1980, mais especificamente em São Paulo. Assim como em sua cidade natal, o Hip Hop passou a tomar as ruas da nossa metrópole e passou a ser disseminado no bairro da República, Sé e São Bento.
Nomes importantes do Hip Hop
Assim como os nomes de seus fundadores, Kool Herc e Afrika Bambaataa, no Dia Mundial do Hip Hop não podemos deixar de citar grupos lendários que fazem parte da vida de seus fãs até hoje. São eles: Rum DMC, Public Enemy, Beastie Boys, Outkast, The Notorious B.I.G, Tupac, Eazy, entre muitos outros.
Além deles, temos os nomes nacionais, como Racionais, Sabotage, Black Alien, Negra Li, Emicida e diversos outros artistas incríveis.
Leia também: 5 grupos de Hip Hop que usavam Starter
De 1970 para a eternidade
Por fim, o Dia Mundial do Hip Hop existe para fomentar a grandiosidade deste movimento que vem de 1970 para a eternidade. Com diversos novos nomes surgindo em todas as partes do mundo, as referências dos fundadores nunca serão esquecidas, e muitas novas vão nascer.
A Starter tem muito orgulho de ser uma marca que fez parte da carreira de gigantes do Hip Hop e hoje é símbolo de autenticidade e personalidade. Com 50 anos de existência, ainda queremos participar da carreira de muitos starters!
E a nossa comemoração do Dia Mundial do Hip Hop não para aqui. Continue em nosso blog e leia sobre Chi Modu: o fotógrafo e registrou o mais valioso do Hip Hop e “Notorious B.I.G – O doc que mostra a vida além do hip hop.